Chat Planeta terra é a nossa Casa

11 de junho de 2007

Onça- pintadas





Onças-pintadas


O Projeto Predação de Gado por Onças-Pintadas, um dos projetos da ONG Associação Pró-Carnívoros, proporciona a você uma oportunidade única de se envolver com atividades de campo relacionadas ao estudo e conservação de carnívoros silvestres da América do Sul. Você estará envolvido em um projeto de longo prazo, que estuda animais notáveis como a onça-pintada, onça-parda e a jaguatirica. Ao participar deste projeto, você estará apoiando a preservação destes carnívoros silvestres e a conservação da maior espécie de onça-pintada do Brazil. As atividades do projeto são realizadas em uma área de beleza espetacular, formada por florestas e áreas inundadas. Você terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, supervisionados por pesquisador experiente, e irá aprender muito a respeito dos carnívoros silvestres, bem como a respeito de seus comportamentos e habitats. Adicionalmente a isto, você terá a oportunidade de se envolver em atividades com os moradores locais, em áreas onde onças-pintadas e onças-pardas costumam se alimentar de animais domésticos.
Lugar

O projeto é conduzido numa propriedade particular localizada em Corumbá, no estado do Mato Grosso de Sul. A fazenda é uma área de criação de gado e de preservação de vida selvagem de 100 km2. A área é compreendida por pastagens naturais e vários fragmentos de vegetação natural. O modelo de desenvolvimento sustentável praticado na fazenda compreende principalmente criação de gado, ecoturismo e pesquisa científica. A fazenda suporta atualmente cerca de 3000 cabeças de gado. A caça não é permitida tanto dentro da fazenda quanto nas áreas de entorno.
Espécies

Diversas espécies de carnívoros ocorrem na região do Pantanal. As mais comuns são o cachorro do mato, o mão pelada, e o quati. Estas três espécies são consideradas generalistas, pois se alimentam tanto de matéria animal quanto vegetal. As outras espécies são consideradas especialistas, pois se alimentam exclusivamente de matéria animal. As mais comuns são a ariranha, a lontra, o gato mourisco, a jaguatirica, a onça-parda e a onça-pintada. A onça pintada do Pantanal é considerada a maior subespécie de onça-pintada no mundo. Pequenos e médios carnívoros costumam se alimentar de pequenos roedores, pássaros e répteis. Onças-pintadas e onças-pardas costumam se alimentar de médias e grandes presas, tais como a capivara, o veado campeiro, o cervo do Pantanal, o cateto, o queixada e o jacaré.
Habitat

A vegetação predominante consiste de matas não inundáveis, campos e matas temporariamente alagáveis e terrenos alagados. Existe uma mistura de tipos de vegetação na área. Os campos são compostos de gramíneas e são caracterizados por estarem em locais abertos. Durante a estação das chuvas, os campos ficam inundados. O cerrado consiste de matas abertas, com uma variedade de espécies de árvores que algumas vezes, formam matas fechadas que também ficam inundadas durante as chuvas. A mata de galeria é um outro tipo de habitat que forma corredores contínuos, principalmente ao longo das margens dos rios e riachos. Um outro tipo de vegetação são fragmentos de florestas localizados em área de campos. Dentro da fazenda, existe também uma plantação de arroz, onde muitas espécies de pássaros, mamíferos e répteis podem ser vistos descansando, tomando banho ou se alimentando.
Informações de Viagem

Ecovoluntários terão que viajar por conta própria até a cidade de Miranda, MS, que fica a 125 km da base. Caso prefiram, a via de acesso por Campo Grande MS, é a mais próxima e de mais fácil acesso para a fazenda. De Campo Grande existem ônibus diários para Miranda e de Miranda para Campo Grande. Campo Grande fica a aproximadamente 200 km de Miranda. Um membro da equipe do Projeto irá pegar os ecovoluntários na rodoviária de Miranda e transportá-los para a fazenda. Ao final do período de estadia, ecovoluntários serão levados da base de pesquisa de volta a cidade de Miranda.
Acomodação

Você ficará em uma das bases de pesquisa do Projeto, de acordo com as áreas específicas em que as atividades estiverem sendo realizadas. As acomodações são simples, com quartos com camas, chuveiro elétrico e banheiro. Serão fornecidos colchão, roupa de cama e travesseiro. Três refeições básicas – café da manhã, almoce e ceia – são incluídas.
Envolvimento

Ecovoluntários ajudam a equipe do projeto no estudo dos Carnívoros da região, monitorando seus movimentos e atividades, procurando por pegadas e estudando sua dieta. Você terá a oportunidade de operar aparelhos de GPS e rádio telemetria, bem como ajudar na coleta de dados de predação de gado por onças. Você também estará envolvido nas atividades de apoio aos moradores locais na melhoria do manejo do gado, contribuindo para minimizar a predação em áreas particulares. A equipe do projeto supervisa e conduz a pesquisa, determina as atividades dos ecovoluntários e coordena os trabalhos de campo. As necessidades do Projeto é que decidem o que deve ser feito e quando as atividades devem ser realizadas. Normalmente você deverá estar trabalhando em torno de dez horas por dia ou noite, em períodos diferentes de atividade, dependendo do movimento dos animais.
Requisitos

Não existem qualificações ou exigências especiais para sua participação no Projeto mas precisamos de pessoas que:
tenham entusiasmo, perseverança e interesse na vida selvagem e ambientes naturais.
tenham um bom conhecimento de inglês, português ou espanhol
estejam em boa saúde e boa condição física, sendo capaz de trabalhar no campo por longos períodos, sob diferentes condições climáticas.
estejam preparadas para caminhar distâncias longas e estar preparado para passar algumas noites no campo, quando necessário;
tolerem altos níveis de umidade.
Datas e Preços

Nenhum comentário:

Defendas as Baleias

http://www.whales.greenpeace.org/br Clique aqui e ajude-nos a defender as baleias

WWF-Brasil

http://www.wwf.org.br Clique aqui e descubra como a WWF-Brasil cuida do ambiente onde o bicho vive. O Bicho-homem